terça-feira, 4 de agosto de 2009

Debate histórico...

Esta semana, trago dois convidados muito ilustres para este blog, Já lido por mais de 300 pessoas: Lula & Lula estão conosco e por meio de um processo de interferência no tempo - chamado imprensa - conseguimos confrontar, através de suas opiniões publicadas, o “tantas vezes” candidato Lula, de uns anos atrás com o atual presidente da República da Petrobrás, ou seja, o sortudo!

Prá começar, tenho que ressaltar que foi muito difícil realizar essa tarefa. Os caras saíram de porrada e só pararam quando os soldados do Sortudo quebraram de pau o outro. Aí, Fudeu. Já é impossível entender o que esse sindicalista fala, ainda todo arrebentado... Imagina a dificuldade. No meio de tanta porrada, fizemos um debate bem curtinho. foi o que deu!

Tema 01 – FMI

Sindicalista:
- O FMI é a forma que os “paíse poderoso encontraru” para explorar as “riqueza” dos “paíse” em desenvolvimento. È UM ROUBO! No meu governo “nói” não vamos pagar essa divida, por quê ela não existe mais. Já foi paga mais de três vezes. Então é MORATÓRIA NELES

Sortudo:
- O meu governo alcançou a façanha de pagar toda a dívida que tínhamos com o FMI. E indo muito além disso, hoje fazemos parte do Fundo e investimos milhões de DOLARE$ para que o fundo continue permitindo que os países em “desesinnvolvimento” tenham a AJUDA QUE PRECISAM para se desenvolverem

Porrada comendo, de novo

E encerramos por hoje, por falta de clima entre os convidados. Voltaremos ao debate em circunstâncias mais controladas e com uma metodologia melhor elaborada.

ANEDOTA DE GENTE GRANDE

Josué Montello é um gigante das escritas. Ocupou a cadeira 29 da Academia Brasileira de Letras, até 2006. Nos deixou muitos livros bons, e dentre eles um “Pequeno Anedotário da Academia Brasileira”. Ouro puro! Seus personagens são José do Patrocínio, Joaquim Nabuco, Artur Azevedo, entre muitos geniais que passaram pelo salão Nobre entre os séculos XIX e XX. Não poderia deixar de transcrever (ortografia original) uma destas anedotas, nesse momento. O personagem em questão é nada menos, nada mais do que Machado de Assis, o maior escritor brasileiro. Eu vos digo!

O JOGADOR

Machado de Assis era grande amigo dos Barões de Vasconcelos. Quase sempre à noite, pelas oito horas, êle e Carolina iam à casa dos amigos, no Cosme Velho.
Entre os passatempos da visita, figurava o jôgo de cartas, a que o romancista se entregava com especial entusiasmo, tendo como parceiro o Barão. Êste, por vêzes, pilheriava com a lentidão de Machado em cada lance. Por varios minutos ensaiava êle a jogada, olhando a carta, adiantando a mão, recolhendo-a, tornando a pôr a carta na mesa, hesitante.
E o Barão, uma noite:
- Vamos, Machado, jogue mal – mas jogue!
E o romancista, gaguejando:
- Que culpa... tenho eu... de ter a... compreensão tão lenta?”

ESPORTES

Estreamos nossa editoria de esporte, nesta edição. Oba! Adoro escrever “Esporte”. A editoria, tem por filosofia, dedicar-se a cobertura dos esportes que tem baixa repercussão na mídia. Nesta primeira investida, vamos saber que o tradicional CIR- Clube Internacional de Regatas conquistou o titulo do Campeonato Santista de Tamboréu de Saibro por equipes. Na final venceu o Clube 2004/Memorial por 3 a 1; na quadra coberta (pois chovia) do Clube Atlético Santista.
As partidas que garantiram o título do Internacional: Mauricio Fernandes/Mauricio Neves (Inter) venceram Wilson/Luizinho (Clube 2004/Memorial) por 3 sets a 0. Depois aconteceu o empate, com a vitória de Tiago/Marcos (Clube 2004/Memorial) sobre André/Thiago (Inter) por 3 a 1. Daí, só deu Internacional. Nos outros dois jogos, vitórias das duplas do Inter com William/Fabian e Marco/Germano sobre Paulo/Fabiano e Walter/Lucas/Romani (reserva) do Clube 2004/Memorial por 3 a 1 e 3 a 0, respectivamente.

Fonte: www.tamboréu.com.br

MEIO

O Guia que vem a seguir, eu fiz, mas não foi publicado. O infográfico eu fiz, mas não foi publicado. Por isso, esse é um momento muito especial. Minha matéria preferida, finalmente publicada. Só no 2000 Cavalos Calados. Conosco: O MAGNÍFICO AQUIFERO GUARANI!

O NOSSO AQUÍFERO, MUITO PRAZER!


Carrega milhões de anos de história, mas sua descoberta é mais recente que o ínício de sua exploração. Muito falado na última década, é sério candidato à reserva mineral mais valiosa do mundo, em um futuro bem próximo. Protegido em sua maior parte por rochas de basalto, possui pontos frágeis nas áreas mais superficiais. É explorado para o abastecimento de grandes cidades, no turismo termal e começa a ser visto como uma mina de ouro moderna. A ciência já se aprofunda em seus pequeninos poros e seu caráter internacional chama a atenção do mundo.
Sul americano, espírito de fartura brasileiro, o Magnífico Aquífero Guarani é o tema deste guia com as principais informações sobre nosso querido conterrâneo.

PERFIL

Uma gigantesca reserva de água potável armazenada nas fissuras e nos pequenos poros entre os grãos minerais de uma rocha de Arenito formada por anos de alterações geológicas.

O Aquífero se abastece de águas das chuvas, que penetram pelas fissuras das rochas ou pelas áreas de afloramento.

Áreas de afloramento são as falhas entre as rochas basálticas, onde o aquífero tem contato mais próximo com a superfície.

Descoberta recente da geologia, o nome “Guarani” foi dado ao aquífero no dia 26 de maio de 1996, em Curitiba (PR).


OS NÚMEROS

Recurso natural de valor inestimável, seus números são grandiosos.

São 37.000 km3 de reserva de água
1.190.000 km2 é a superfície total estimada:
850.000 km2 no Brasil
225.000 km2 na Argentina
70.000 km2 no Paraguai
45.000 km2 no Uruguai

Cerca de 26 milhões de pessoas vivem na cidades que se situam sobre o Aquífero, mas passa de 70 milhões, os que vivem em sua área de influência.

As temperaturas da água variam entre 33 e 65 graus centigrados, dependendo da região.

A Capacidade de recarga é de 80 km3 por ano. Este é o volume que pode se explorado constantemente.


Clique na imagem para ver aumentada.